terça-feira, maio 16, 2006

"BLOGUES"!! A grande recuperação...?!


"CICLO FALAR DE BLOGUES: BLOGUES NO JORNALISMO

.....mas de saber como pode o jornalismo aproveitar os blogues"
http://amok-she.blogspot.com/


A convite (penso eu) do jornal O Publico esteve em Portugal "Jean Maria Colombani" director do "Le Monde" e dum grande grupo francês de imprensa.

Aos poucos os abutres vão deitando a mão pelo que resta de jornais podendo exprimir uma relativa independência de opinião em relação ao "pronto-a-pensar " actual. Esta em jogo a existência de pólos de resistência podendo constituir uma ameaça ao "liberalismo" grande nivelador de consciências, irredutível inimigo do pluralismo de opinião.
O espaço de liberdade criado pelas tais novas tecnologias, (neste caso os blogues e outras coisas), inquieta os grandes grupos monopolistas de informação. Tudo quanto é relativo à "opinião", põe-se para eles, e (sem rodeios), em termos de: fabricação, condicionamento, e manipulação de opinião!!!

Por isso começaram já as grandes manobras de recuperação dum dos últimos espaços de liberdade como o foram em seu tempo as rádios livres associativas, rapidamente acorrentadas por interesses financeiros que as ultrapassavam.
Os blogues inquietam, esses grupos pois são um espaço polifónico que entretanto lhes escapa. Por quanto tempo? Essa é a grande questão.
Não esqueçam que a quase totalidade dos "medias" franceses estavam de acordo com o famoso "CPE" e que foi finalmente graças a mobilização de formiga dos jovens e de uma grande parte da população francesa através nomeadamente internet e outros modos de comunicação, que 3 milhões de franceses desceram à rua, obrigando o parlamento a retirar essa lei celerada.


Não duvido da honestidade da grande maioria de jornalistas, mas o facto é que, objectivamente, existem razões mais do que suficientes para pensar que o desvelo dos patrões de imprensa pelos blogues não é "desinteressado". Trata-se menos de "revigorar" o jornalismo que de tentar canalizar para a esfera mercantil a extraordinária vitalidade do Web cidadão, recuperando de passagem os temas que aborda a fins de ulterior tratamento."Jornalístico...?!"...


Longe do efeito de moda existe um jornalismo reflectindo uma visão especificamente portuguesa da realidade do mundo?


Apontamento para um outro dia...
"Não sei se um certo microcosmo político português merece a atenção que os jornalistas lhe votam."

Sem comentários: