sábado, dezembro 22, 2007

Portugal desdentado.


"Sócrates consolidou esse empobrecimento, aumentando brutalmente os impostos, mantendo o estado gastador, pagando um preço altíssimo pelo mito ideológico do Estado – Providência que apoia mal quem deve apoiar para manter uma universalidade de gratuitidades para quem delas não necessita. O caminho para o empobrecimento não vai parar, vai continuar. Está escrito no "modelo social português", variante já débil do "modelo social europeu", um mecanismo frágil de garantismo para o presente, para as actuais gerações, mas uma certeza de falência no futuro. E como o futuro é sempre maior do que o presente, e, mal eu escrevo uma palavra começa já na próxima, estamos mal."

Falar de "estado providência" (para utilizar a terminologia na moda nestas uniões europeias onde os "standards" de pensamento alastram mais depressa que as epidemias) num país como Portugal faz rir e chorar ao mesmo tempo.
Faz rir, ver como os "tics" mais em voga contaminam em primeiro os nossos barbudos analistas, talvez os mais expostos "à l'air du temps"..., e faz chorar, porque quando se chega a Portugal, (não que a nossa atenção se focalize particularmente sobre os rostos das pessoas mas enfim como evita-lo?) o que logo salta aos olhos como em qualquer país do terceiro mundo é a quantidade de desdentados que se vê em torno de nós. O estado "buco-dentário" da população, aliás como da saúde em geral, é "cariamitoso", a cada passo nos transportes urbanos se cruzam pessoas relativamente jovens já desdentadas, o que contraria totalmente a ideia de "estado providência" de que falam os nossos colunistas, e que se assim fosse seria de pouca providência...Será que esta realidade escapa aos nossos argutos colunistas que por aí se vão lançando em grandes conjecturas sem tocarem no fundo do problema? Claro que "Portugal desdentado" é uma imagem entre mil outras, mas os poucos e pobres centros de saúde existentes que vão fechando são uma realidade concreta.
Em Portugal os dentes são um índice da escala social, como são para os equídeos e outros animais um indício do estado de saúde?

Sem comentários: